• Por Stephanie Sonsin

Como fortalecer o vínculo afetivo na relação entre pais e filhos?


Um estudo feito com crianças mostrou que 40% delas não têm um forte vínculo afetivo, chamado também de "apego seguro", com seus pais.


Pare e pense neste momento: suas ações demonstram para o seu filho que tipo de vínculo você deseja com ele?


Muitas vezes a forma como você age com o seu filho pode levar a caminhos que não havia planejado. Quanto mais cedo os pais estabelecem os balizadores da criação, mais forte e leve a condução dessa relação se torna!


Se você está buscando fortalecer o vínculo afetivo com seus filhos, veja neste artigo algumas dicas para te ajudar nessa relação afetiva!


A importância do vínculo afetivo entre pais e filhos


Possivelmente quando seu filho nasceu você não imaginava as dificuldades e impasses que envolve a criação e o desenvolvimento de uma criança.

Muitas dúvidas aparecem no dia a dia e isso é normal! Alguns pais não sabem por onde começar, e é importante lembrar que:


  • Crianças inseguras acabam tendo dificuldade no desempenho escolar, no relacionamento com familiares, amigos e problemas de autoestima;

  • Cabe aos pais definir os rumos da educação dos seus filhos;

  • O seu filho aprende pelo seu exemplo, muito mais do que você imagina!


Por isso é importante lembrar quão poderosa algumas atitudes, por mais que pareçam simples, você como mãe ou pai pode investir na infância de seus filhos e trazer a eles um sentido todo especial.


Nada como marcar a memória de uma criança com boas lembranças, abraços, momentos de brincadeiras, risadas, passeios, diversão e muita alegria.

É muito mais difícil estar presente na adolescência de um filho se na infância você não esteve!


Como é importante e poderoso os comportamentos positivos gerados através do relacionamento entre pais e filhos! Isso é muito sério e deve receber uma atenção toda especial, pois é na infância que os valores são formados. Muitas marcas ocorrem nesse período, e estas marcas podem ser totalmente produtivas ou destrutivas na composição e formação da história particular chamada vida.


Como fortalecer o vínculo afetivo com os filhos?


Veja a seguir 3 dicas para te ajudar no fortalecimento do vínculo afetivo com seus filhos!


1. Praticar esportes ou atividades em conjunto


Esportes, hobbies e qualquer atividade educativa ou divertida contribui para o fortalecimento do vínculo afetivo entre pais e filhos. E as ideias podem ser simples, tais como: andar de bicicleta, frequentar um parque, museu, biblioteca, ou outro espaço de entretenimento na cidade, tocar instrumentos musicais, cantar, dançar, ler, jogar jogos de tabuleiro, ir a um clube, nadar, entre outras atividades.


2. Brincar com as crianças


Brincar é uma das atividades preferidas das crianças, principalmente se tiverem a atenção dos irmãos, primos, amiguinhos e dos pais. Isso mesmo, nada de deixar a brincadeira por conta da criançada! Você deve participar ativamente de brincadeiras se deseja ter um vínculo forte com seus filhos.

Ideias de brincadeiras que dão muito certo entre pais e filhos são gincanas, jogos, brincadeiras com bola, corda, entre outras.


3. Chame as crianças para a cozinha


Cozinhar é relaxante para muitas pessoas, além de ser uma prática útil para o dia a dia e com gama imensa de estímulos sensoriais. Trazer as crianças para a cozinha é uma ótima forma de praticar a alimentação saudável, ter momentos em família, ensinar coisas novas para as crianças e estimular o apego seguro.

39 visualizações0 comentário