• Por Stephanie Sonsin

Psicólogo infantil: Quando é necessário levar a criança?


psicólogo infantil: quando é necessário levar a criança?

Quando seu filho está com dores pelo corpo, você o leva ao médico. Se ele possui dificuldades na fala, possivelmente um fonoaudiólogo deve ser procurado.


E quando há dificuldades no comportamento da criança? Você procura um psicólogo infantil?


Um psicólogo é alguém que compreende o desenvolvimento humano e o comportamento infantil. Por isso, quando há dificuldades no comportamento da criança ele deve ser procurado.


Mas esse não é o único caso em que um psicólogo infantil deve ser procurado. Veja a seguir quais situações você deve se preocupar e o que fazer!


Psicólogo infantil não é coisa de louco!


Há pessoas que percebem isso como um grande problema. É preciso se despir do preconceito e aceitar que psicólogo não é "coisa de louco". Também é importante considerar que a criança não é uma "criança problema". Tão pouco você como pai ou mãe deve se sentir incompetente em suas funções, paternas ou maternas.


Então, para saber quando uma criança deve ir ao psicólogo infantil, é preciso primeiramente se despir dessa ideia de que psicólogo significa algo errado. Nem sempre há algo errado, mas saber quando recorrer a esse profissional é de extrema importância!


Quando procurar um psicólogo infantil?


Há comportamentos que sim, são "coisa de criança" e que se referem à fase. Mas há também crianças que precisam de uma intervenção quanto antes para que a questão não evolua e tome proporções maiores prejudicando o seu desenvolvimento.


A psicologia cada vez mais tem circulado na sociedade e tem mostrado a sua importância em várias áreas como nas empresas e no atendimento individual clínico. E sabemos o quão importante é este investimento realizado pelas famílias quando buscam por psicoterapia para auxiliar seus pequenos!


Pensando nisso, reuni alguns sinais que podem ser observados pelos pais para determinar se a criança precisa ou não de um auxílio psicológico. Veja quais são eles a seguir!


1. Mudanças de humor e comportamento


De repente seu filho começou a apresentar um comportamento diferente ou humor bastante oscilante? Observe se isso tem ocorrido com frequência. Caso a resposta seja sim, é interessante procurar por um psicólogo infantil.


2. Fobia, medo ou manias


Nem sempre isso é um problema, mas caso a criança deixe de fazer coisas por medo ou fobia, é importante procurar ajuda de um profissional. Da mesma forma, suas manias não devem interferir no cotidiano.


3. Dificuldade para falar e aprender


Algumas crianças falam, andam ou até mesmo aprendem coisas depois de outras crianças. Isso é normal! Você só deve se preocupar se perceber que há uma grande dificuldade em aprender ou se desenvolver em relação ao que é esperado na fase e a criança não está conseguindo evoluir. No caso da fala, se o problema não for resolvido com fonoaudiólogo, é necessário consultar um psicólogo infantil.


4. Choro persistente e frequente


A criança chora demais o tempo inteiro? Há algo errado! Nesse caso, é importante avaliar desde a alimentação até mesmo as condições psicológicas da criança.


5. Agressividade com amigos, familiares e pais


Sabe aquela criança que morde na escola ou que apresenta qualquer comportamento de agressividade? Nem sempre o comportamento agressivo é passageiro. Em alguns casos, pode indicar problemas emocionais na criança.


Já levou seu filho para um psicólogo infantil? Conte nos comentários como foi sua experiência.


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo