• Por Stephanie Sonsin

Psicologia na volta às aulas! Como preparar as crianças para a rotina escolar?



O ano já começou e a volta às aulas está cada vez mais perto! Nesse final das férias, é comum que a criança fique mais ansiosa ou que se sinta triste pelo fim das férias. Em todo caso, é importante curtir os dias que restam de férias e preparar a criança para a rotina escolar!]


Quer saber como você pode preparar as crianças para a rotina escolar? Então acompanhe este artigo até o final para descobrir todas as dicas!


Cuidados com a rotina para a volta às aulas


Seu filho ainda tem um ano letivo inteiro pela frente e para que ele tenha êxito no desempenho escolar é importante lembrar que: ele precisará desenvolver as habilidades cognitivas (ligadas as habilidades de aprendizagem), mas também as habilidades socioemocioanais.


Por isso, vale a pena fazer um checklist com todas as preparações que você deve iniciar nesse período que antecede a volta às aulas!


  • Planeje um horário para fazer as tarefas antes mesmo das aulas começarem.


  • Crie uma rotina com horário de sono e comece a implementá-la no final das férias.


  • Encoraje as habilidades de cooperação, tais como: trabalho em equipe; controle das emoções; amizades com os colegas da sala de aula.Inclusive aproveite e comece encorajando na rotina do próprio lar: a arrumar a cama, a guardar o brinquedo, dividir o brinquedo com o irmão e por aí vai...


Preparação psicológica para a volta às aulas


A volta às aulas não deve ser nunca um momento de turbulência, conflito, punição ou qualquer coisa negativa para as crianças. Pelo contrário, é importante destacar todos os benefícios que a volta às aulas oferece, como rever os amigos, aprender coisas novas, desenvolver habilidades e muito mais.


Por isso, é importante tomar cuidado com frases como:


"Você vai ver o que é bom" ou "até que enfim as aulas vão começar e eu vou ter férias de vocês!".


Com estas frases, você transmite medo e pavor do que ocorrerá quando as aulas recomeçarem. Isso só relaciona a escola como algo ruim e passa a mensagem de que seu filho é um incômodo.


Em vez de dizer as frases mencionadas anteriormente, mostre para as crianças a importância de estudar e todos os aspectos positivos da escola. Comente as seguintes questões com as crianças:


  • A importância dos estudos;

  • Enfatize os aspectos positivos da escola;

  • Inclua o filho na escolha do material escolar;

  • Mostre que ele voltará a ver os amigos;

  • Poderá aprender coisas novas.

Precisamos lembrar que é preciso preparar emocionalmente o filho para o retorno às aulas. Sendo assim, veja algumas dicas que contribuem para o emocional das crianças na volta às aulas:


1. Convide amigos da escola para brincar


A interação das crianças fora da escola contribui para que ambas queiram voltar a estudar! Sendo assim, chame coleguinhas para brincar com seus filhos durante as férias. Assim todos estarão mais entusiasmados a voltar para escola.


2. Acompanhe as crianças no primeiro dia de aula


O apoio emocional dos pais é muito importante na volta às aulas. Esse apoio pode ocorrer antes mesmo do primeiro dia de aula, através de diálogos e afirmações positivas. No primeiro dia de aula, não deixe de acompanhar as crianças.


3. Observe como ele se refere sobre a escola, amigos e professores


Não é incomum que as crianças não gostem de ir à escola. Porém, é importante entender o porquê da criança não querer frequentar esse ambiente. Se isso ocorre com seu filho, tente entender seu ponto de vista, observando como ele se refere aos amigos, à escola e aos professores.


Como está sendo a preparação psicológica das crianças para a volta às aulas? Conte nos comentários seus principais desafios nessa tarefa!

39 visualizações0 comentário