• Por Stephanie Sonsin

Desenvolvimento de habilidades: Principais problemas e desafios



O desenvolvimento de habilidades é um assunto sério que implica na observação da sociedade de antigamente e das necessidades atuais. Seguindo este conceito, você sabe o quanto isso pode contribuir para seus filhos? Ou ainda como auxiliar no desenvolvimento de habilidades que beneficiarão a vida deles no futuro? Veja algumas dicas e observações neste artigo.


Desenvolvimento de habilidades com o passar dos anos


As grandes mudanças que aconteceram na sociedade ao longo dos últimos anos podem explicar diretamente as diferenças das crianças de hoje. É preciso eliminar alguns dos problemas que muitos pensam serem causados por lares desfeitos, excesso de televisão e mães que trabalham fora antes de iniciar essa reflexão.


Primeiramente, a grande mudança ocorreu porque os adultos de hoje em dia agem diferente dos de antigamente. Antigamente, havia maior influência do autoritarismo em todas as relações. Ou seja, nos "bons e velhos tempos" poucas pessoas questionavam a ideia de que a decisão do pai era a definitiva.


Naquela época havia muitos modelos de submissão. Por exemplo: o pai obedecia ao chefe, que não estava interessado em suas opiniões, para não perder o emprego. As crianças estão simplesmente seguindo os exemplos que observam ao seu redor. Elas também querem ser tratadas com dignidade e respeito.


Outra grande mudança é que na sociedade atual as crianças têm menos oportunidades de aprender responsabilidade e motivação. Crianças recebem em excesso, sem nenhum esforço ou investimento de sua parte.


Problemas no desenvolvimento de habilidades


O treinamento de habilidades é sempre negligenciado em função da vida ocupada ou da falta de compreensão sobre o quanto isso é importante para as crianças.


Muitos acreditam que bons pais devem proteger seus filhos de toda e qualquer decepção. Eles sempre os socorrem ou são superprotetores, e isso tira dos filhos a oportunidade de desenvolver a confiança em sua capacidade de lidar com os altos e baixos da vida.

Muitas vezes a criança perde a oportunidade de sentir que é aceita e que tem importância de forma significativa por meio de contribuições responsáveis. Em seguida, é criticada por não desenvolver responsabilidade.


Crianças não desenvolvem responsabilidade quando pais e professores são muito rígidos e controladores, mas também não se tornam responsáveis quando pais e professores são permissivos.


Crianças adquirem responsabilidade quando têm a oportunidade de aprender habilidades sociais e de vida valiosas para desenvolver um bom caráter em um ambiente de gentileza, firmeza, dignidade e respeito.


Precisamos oferecer oportunidades para que as crianças experimentem a responsabilidade em uma relação direta com os privilégios dos quais desfrutam. Caso contrário, sentiram que a única maneira de serem aceitas é manipulando as pessoas a seu favor.


O que são habilidades?


O termo habilidade tem duas definições bem interessantes:

  1. Qualidade de hábil.

  2. Conjunto de qualidades sobre uma atividade.

É importante perceber que igualdade não significa "o mesmo". Quatro moedas de 25 centavos são muito diferentes de uma moeda de 1 real, muito embora tenham o mesmo valor.


A liderança e orientação por parte do adulto são muito importantes. No entanto, as crianças merecem ser tratadas com dignidade e respeito. Elas também merecem desenvolver as habilidades de vida em um ambiente de gentileza e firmeza, em vez de uma atmosfera de culpa, vergonha e dor.


E para alcançar esse objetivo, os pais devem deixar de lado o conceito de autoritarismo ou superproteção, pois ambos são grandes problemas para o desenvolvimento de habilidades das crianças.



20 visualizações0 comentário